É pra falar...

quinta-feira, agosto 03, 2006

Paz

Vivemos tempos angustiantes de medo, de violência e desolação. São tempos cruéis que nos fazem cativos. Não há para onde correr e nem para onde fugir. Está em todo lugar, com mais ou menos intensidade. Vivemos acoados como bichinhos indefesos, apertados e espremidos por todos os lados. Sem saber o que fazer.
O pior grau da degradação social que vivemos é o fato de nós, ditas "pessoas de bem", vivermos presas dentro de nossas casas, pois o medo nos toma conta. E nossas ruas estão livres para que esses outros homens circulem. Nós, sim, vivemos em uma verdadeira guerra civil, onde homens, mulheres e crianças lutam contra a morte ao sair de casa. E muitas vezes não é preciso nem sair de casa.
A pergunta fica no ar a espera de respostas: Será que tem solução? Quem seria capaz de solucionar tantos problemas?
Como eu amo música, lembrei-me de uma do Marcelo Yuka (O Rappa) que fala que paz sem voz, não é paz é medo. E a nossa paz muitas vezes é silenciosa. Se cada um de nós aprendermos a gritar e reclamar das coisas que estão ao nosso redor, iremos aos poucos impactando nossa sociedade. Sei que posso estar sendo utópica, tudo bem, mas acho que não custa nada tentar.
Obs.: Só pra lembrar: Marcelo Yuka ficou paraplégico depois de ser atingido por vários tiros num assalto. Mas mesmo depois disso, ele continua fazendo seu trabalho e lutando pela causa.

Minha alma
(Marcelo Yuka)

A minha alma está armada e apontada para a cara do sossego
Pois paz sem voz não é paz, é medo
Às vezes falo com a vida, às vezes é ela quem diz
Qual a paz que eu não quero conservar pra tentar ser feliz
As grades do condomínio são pra trazer proteção
Mas também trazem a dúvida se não é você que está nessa prisão
Me abrace e me dê um beijo, faça um filho comigo
Mas não me deixe sentar na poltrona num dia de domingo
Procurando novas drogas de aluguel nesse vídeo coagido
Pela paz que eu não quero seguir admitindo
******X*******

"Admoesto-te pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens;
Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda piedade e honestidade.
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador."
(I Timóteo 2.1-3)

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hmmm... após o teu texto, grandes palavras! Gosto muito deste tema, boa abordagem, apesar de estar saturado prás pessoas que acham que o mundo não tem mais volta. Às vezes eu acho que não tem mesmo, noutras acho que depende muito de cada um... já não sei mais.

Paz- sempre!!!

Beijo grande!

4:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

bom dia querida Roberta!
gostei do tema abordado e da musica. só temos uma saída: nos unir, nos fortalecer e tolerancia zero com todo tipo de violação da ordem publica.
um verdade:
SE CORRER O BICHO PEGA
SE FICAR O BICHO COME
SE UNIR O BICHO FOGE.
beijos.

4:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pra mim existe a paz interior e a paz exterior... a completa paz exterior acho que jamais vamos conseguir com tantos motivos que os homens encontram pra guerrear... Já a paz interior, essa temos que cultivar e deixar aflorar a qualquer custo... quem sabe assim, cada um com sua paz interior, a gente não consiga ao menos um pouco de paz 'comunitária'?
Beijo, se cuida... e fique em paz!

11:15 AM  

Postar um comentário

<< Home

|